Qual é o tamanho de sua roupa e calçado nos EUA?

zena-v-skrini2

Todas as vezes que você viaja fica em dúvida qual é o tamanho de sua roupa nos EUA? Pensando nisso resolvi escrever este post para te ajudar a comprar e levar seus presentes para casa sem correr o risco de chegar com o tamanho errado.

Acredito que a primeira informação que você precisa ter consciência é que nos EUA as coisas são medidas em polegadas e não em centímetros. 1″ = 2,54 cm. Lembre-se que Polega em inglês é inch.

E a segunda é que hoje em dia existe aplicativo para tudo! Portanto, sugiro que você baixe um aplicativo no seu celular que vai facilitar e muito sua vida.

Veja abaixo alguns dos aplicativos que podem ajudar bastante:

Simple Clothes Converter. É um aplicativo grátis que converte a numeração feminino, masculino e infantil do Brasil para a dos EUA.

Right Size. Tem as medidas de roupas e calçados do mundo todo, inclusive do Brasil. Vendido para Iphones, por US$1,99.

Sizer. Também usado para roupas e sapatos com as medidas brasileiras e americanas.

Size it. Faz a mesma coisa que o sizer, mas é somente para Iphone.

Claro que não existe tabela ou aplicativo perfeito, do mesmo jeito que você precisa experimentar as roupas no Brasil para ver se lhe caem bem, aqui você também terá que fazer. Mas com o aplicativo, tudo fica mais fácil, porque você já terá ideia por onde começar. O problema é se você está comprando  para alguém que não veio desfrutar das maravilhas de Orlando… daí o aplicativo pode não ser a solução e você precisará usar o bom senso e contar com a sorte.

Por exemplo, para sapatos, no Brasil temos somente a numeração inteira, mas nos EUA tem a metade também.  Então, se o pé é mais gordinho ou tem um dedo maiorzinho, melhor o sapato ficar grande e colocar uma palmilha ou uma meia do que a pessoa nem poder usar o sapato, não é?  Veja abaixo uma tabela para entender melhor o que estou dizendo:

Screenshot 2015-03-26 11.01.04

Roupas fica um pouco mais fácil porque você pode ajustar e elas até encolhem um pouco se secadas na máquina.

Mas se você não quer contar a ajuda de uma costureira e nem da máquina de secar e quer levar um presente que fique perfeito…. Bom, daí a minha dica, embora pré-histórica, é você ter anotado em polegadas o tamanho da roupa da pessoa e ter uma fita métrica com você. Esse é o melhor jeito de não ter erro no tamanho. Porque mesmo as marcas que tem no Brasil e aqui geralmente elas mudam um pouquinho de tamanho. É chatinho carregar a fita e etc. mas desse jeito não há erros. Já fiz isso para comprar calças jeans para meu pai e meu irmão e funcionou. Ficaram perfeitas!

fita-metrica-

De qualquer forma, vou lhe mostrar as tabelas, que acredito serem as mais corretas, das inúmeras que existem na internet, e lhe ensinar como medir suas roupas e daí você decide como irá fazer isso… combinado? 🙂

Calças

Aqui nos EUA existem 2 diferentes tipos de medir a calça. Mede-se primeiro a cintura (Waist) e depois o cumprimento – do gancho da calça até a barra (Inseam). Isso porque existe tem uma variedade enorme de tamanhos e geralmente aqui não se faz a barra como fazemos no Brasil. Então, uma calça jeans pode ter o tamanho  38 W x 30 L por exemplo.

Screenshot 2015-03-25 15.06.30

Veja abaixo uma tabela comparando a cintura americana com a brasileira para os Homens (essa tabela também pode ser usada para Calças, Bermudas e Ternos):

Screenshot 2015-03-26 11.26.48

Veja abaixo uma tabela comparando a cintura americana com a brasileira pra Mulheres (essa tabela também pode ser usada para Calças, Vestidos, Casacos e Blusas):

Screenshot 2015-03-26 11.35.38

Modelos de Calça

Existem ainda Modelos de Calça que variam de acordo com a marca, mas as mais comuns são:

LEG STRAIGHT – Calça reta e estreita até o tornozelo.

FLARED LEG –  As famosas boca de sino, estilo Elvis.

BOOT CUT – Calças que são retas até a coxa e possuem uma abertura um pouco maior na parte inferior da perna.

TAPERED LEG – Calças que estreitam em direção ao tornozelo.

CAPRI – Calças que terminam entre o joelho e metade da panturrilha.

CROPPED – Calças que terminam entre o meio da panturrilha e o tornozelo.

RELAXED FIT – Calças que são largas da cintura ao tornozelo.

SKINNY LEG – Corte justo que acompanha a linha do corpo terminando com uma barra super justa.

Cortes relativos à cintura :

HIGH RISE –  Cós alto.
NATURAL WAIST  – O cós está no umbigo ou logo acima dele.
JUST BELOW WAIST – O cós baixo.
LOW RISE – O cós bem baixo.

Um outra coisa muito legal que existe aqui é a diferença no modelo da roupa. Eles tem roupas para todos os tamanhos de pessoas.  Algumas marcas tem coleções inteiras para todos os tipos de estaturas, como a Ann Taylor (para mulheres) por exemplo.

Petite  de 1,50 m até 1,64 m de altura (4’11’ a 5’4′)

Misses  de  1,65 a 1,73 m de altura (5’5′ a 5’7′)

Tall de 1,74 a 180 m de altura (5’8′ a 5’11’)

Plus Sizes – para mulheres plus sizes.

 Camisas para Homens

Também é medida de forma diferente, primeiro mede-se o colarinho e depois o cumprimento da manga (quando camisa de manga longa, é claro!). Por exemplo, uma camisa pode ser dimensionada como 16,5/34.

Para saber o seu colarinho, você deverá medir com uma fita métrica o tamanho do pescoço (em polegadas, lembra?) .  Anote o número medido. Este é o tamanho real do pescoço. O tamanho da camisa será de meia polegada maior. Por exemplo, se o seu pescoço for exatamente 15 polegadas (38 cm), o tamanho de sua camisa será 15 ½ polegadas (39,5 centímetros).  Se o tamanho do pescoço foi de 16,25, arredonde para 16,5. O tamanho de seu  pescoço pode variar entre 14-19 polegadas ou 35,5-48,3 centímetros.

Veja abaixo uma tabela com a numeração para você entender a comparação do colarinho com as camisas brasileiras.

Screenshot 2015-03-26 11.09.41
Lembre-se que você deve se sentir confortável e não apertado. Você deve ser capaz de colocar dois dedos [um sobrepondo o outro] no colarinho da camisa com facilidade.

O segundo número equivale ao cumprimento da manga. O valor deve variar entre cerca de 32-37 polegadas ou 81,3cm – 94 cm.

Screenshot 2015-03-25 20.32.07

Mede-se abaixo do pescoço até onde começa a costura da manga da camisa, depois soma-se esse resultado com a medida do braço, que inicia-se na altura da manga e termina no ossinho do pulso.  Soma-se essas duas medidas e você terá o tamanho da manga. Lembre-se que esse número precisa estar em polegadas para poder encontrar sua camisa.

 Roupas e calçados para crianças

As medidas para roupa são bem parecidas, já as de sapatos mudam bastante, e se não prestar atenção até confundem com a numeração americana para adultos.

Veja as tabelas abaixo:

Screenshot 2015-03-26 11.48.40

Screenshot 2015-03-26 11.51.22

Com certeza, com esses aplicativos e analisando essas tabelas você conseguirá comprar sem erros.  Boas Compras!

Nos vemos em Orlando,

Cristiane Cerveira.

Fotos disposníveis na internet de autores por mim desconhecidos.

Anúncios

7 Respostas para “Qual é o tamanho de sua roupa e calçado nos EUA?

    • Marcelo,
      A primeira medida é do cos da calça, e a segunda é o cumprimento da perna.
      Um número 38 nos EUA é o 28. E em relação ao cumprimento você pode medir do gancho ao final da calça, em polegadas e saberá o tamanho correto.
      Um grande abraço,
      Rodrigo Cerveira.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s