Conheça 20 hábitos da cultura Norte-Americana

US-flag-Florida-Bridge

Cresci ouvindo que americano era um povo mal educado, frio, que usavam calça jeans para trabalhar e comiam de boca aberta. Após quase 15 anos morando nos EUA, posso dizer com muita propriedade: Os americanos são e muito educados!

Claro que toda regra há uma exceção, mas de modo geral, os americanos são muito educados sim, talvez não como os franceses ou ingleses do século passado, mas vou confessar que aprendo com eles todos os dias no quesito boas maneiras.

Então, quero aproveitar esse post para lhe mostrar 20 hábitos dos americanos que fazem a política de boas maneiras pairar por aqui, me fazendo admirar cada dia mais esse país.

1 – Americano SEMPRE usa as palavras mágicas : Por favor, com licença, e obrigado. Eles usam isso o tempo todo, por qualquer motivo e de forma muito acolhedora para TODOS que lhe atendem de alguma forma.

2 – Americano sempre te cumprimenta cordialmente quando você olha para ele, mesmo ele não tendo ideia quem você seja.

3 – Americano entende que todas as profissões são dignas e por isso as pessoas merecem respeito independente da função exercida.

4 – Americano chama as pessoas pelo nome, mesmo sendo o garçom, o caixa do supermercado ou o vendedor de sorvetes, porque eles entendem que isso é uma forma de respeitar as pessoas.

5 – Americano trata todas as pessoas com educação. Aliás, uma coisa que eu notei aqui, é que quanto mais rico eles são, mais eles tratam as pessoas com gentileza e cordialidade.

6 – Americanos sempre elogiam. As mulheres quando gostam de sua roupa, acessório ou o que for elas dizem que gostaram mesmo nunca tendo visto você na vida. Por exemplo, elas costumam dizer: I love your shoes! (Adorei os seus sapatos!) Eles também sempre elogiam o seu trabalho, com um Good Job! (Bom trabalho) e destacam alguma coisa que gostaram no que você fez.

7 – Americano sempre te recompensa pelo seu esforço, com a cultura e mentalidade de que trabalhando duro você pode alcançar todos os objetivos. Ou seja, preguiçoso aqui não vai pra frente.

8 – Quando americano precisa lhe dizer alguma coisa que você poderá não gostar ele iniciará a frase com: I am so sorry to say,  but… (Eu sinto muito lhe dizer, mas… )

9 – Americano não tem o costume de gritar ou falar alto nem na rua e nem dentro de um ambiente fechado.

10 – Americano não espera obter vantagem em nenhuma situação de você, muito pelo contrário, ele sempre tenta te ajudar. A cultura é sempre abençoar, e nunca explorar.

11 – Americano não fura fila, e nem empurra as pessoas para chegar mais rápido onde deseja ir. E se precisar passar por você irá lhe pedir licença.

12 – Americano não encosta em você, e se fizer por acaso, imediatamente irá lhe pedir desculpas. Eles respeitam e muito um espaço de privacidade ao seu redor.

13 – Até que se prove o contrário, a boa-fé sempre prevalece e eles não veem motivo nenhum para desconfiar do que você está dizendo.

14 – Americano é 8 ou 80. Dar um jeitinho aqui não é visto com bons olhos. (Nem no Brasil, não é mesmo?!)

15 – Americano respeita as pessoas, respeita seus idosos, e seus heróis da pátria.  Policiais, bombeiros e membros das forças armadas sempre são homenageados em todos os lugares onde eles vão, mesmo que seja um simples: Thank you for your service ( Obrigado pelo seu serviço); e eles também tem preferência nas filas, inclusive nos embarque aéreos das companhias americanas.

16 – Americano não chega de surpresa na sua casa ou no seu escritório. Eles sempre marcam hora para falar com você, e o mais incrível: Eles chegam no horário!

17 – Eventos americanos tem horário para começar e para terminar, e sempre funciona pontualmente.

18 – Americano não liga o som alto para atrapalhar os vizinhos ou mesmo o carro parado ao seu lado. (Aqui em Orlando isso acontece bastante, mas geralmente são pessoas de outras nacionalidades que fazem… muito difícil ver um americano mesmo fazendo isso.)

19 – Americano é organizado para tudo o que faz na vida, por exemplo: negócios, escola e eventos familiares.

20 – A Liberdade de expressão e liberdade de ir e vir é primordial, mas esse conceito só é entendido quando você está morando aqui.

Então, vem para cá conhecer mais sobre essa cultura maravilhosa. Vem pra Orlando!

 

Anúncios

114 Respostas para “Conheça 20 hábitos da cultura Norte-Americana

  1. Devemos ser cuidadosos quando generalizamos, estamos sendo parciais e isso não é justo, pois existem americanos educados e americanos mal educados, existem brasileiros educados e brasileiros mal educados e assim por diante. A educação não é necessariamente uma questão de nacionalidade. Creio que você seja uma pessoa educada e todavia é brasileiro, assim também como eu e tantos outros. Sejamos coerentes e saibamos reconhecer os valores das pessoas sem distinção racial.

    Curtir

    • É verdade Ivan Alves, generalizar não é legal. Aprendi muito com os costumes americanos e a idéia foi compartilhá-los, mas jamais fazer distinção racial ou denegrir a imagem de qualquer pessoa. Obrigado pelo seu comentário.

      Curtir

      • Não se trata de generalizar. É a realidade em pelo menos 90%.
        Desculpem mas povo brasileiro não tem a cultura de ser educado, e não digo por ser algo ruim, mas sim algo que não nos foi ensinado quando criança. Duvido que alguém segura uma porta para o próximo entrar no Brasil, dizer obrigado por tudo, pedir licença o tempo todo.
        Claro que existem americanos que não exercitam essa pratica, mas são poucos e mesmo sendo como são ainda são mais educados do que brasileiros.
        Lembro ter visitado o Brasil depois de quatorze anos, fui numa loja de roupas, a balconista me ajudando se impressionou porque eu dizia por favor e obrigado o tempo todo. Perguntou de onde eu era e respondi que era morador local mas que estava for do país por muito tempo.
        Ela disse que seus clientes brasileiros não exercem essa pratica de educação. Fiquei lisonjeado e triste ao mesmo tempo.
        Gorjeta por exemplo, brasileiro chega a retirar da conta quando incluso. Isso me corta o coração, minha própria família fazia isso é eu disse que pelo contrário, adicione e veja a diferença na sua próxima visita, serás tratado como rei além de receber de volta, porque é dando que se recebe.

        Curtir

  2. Rodrigo, gostei muito de suas observações neste post. Fui criada numa família que não gosta de americanos e vim apenas 4 vezes pra cá. Pena… Admiro a forma como as pessoas encaram trabalho e honestidade por aqui. Queria um pouco de tudo isso no Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s