Conheça 20 hábitos da cultura Norte-Americana

US-flag-Florida-Bridge

Cresci ouvindo que americano era um povo mal educado, frio, que usavam calça jeans para trabalhar e comiam de boca aberta. Após quase 15 anos morando nos EUA, posso dizer com muita propriedade: Os americanos são e muito educados!

Claro que toda regra há uma exceção, mas de modo geral, os americanos são muito educados sim, talvez não como os franceses ou ingleses do século passado, mas vou confessar que aprendo com eles todos os dias no quesito boas maneiras.

Então, quero aproveitar esse post para lhe mostrar 20 hábitos dos americanos que fazem a política de boas maneiras pairar por aqui, me fazendo admirar cada dia mais esse país.

1 – Americano SEMPRE usa as palavras mágicas : Por favor, com licença, e obrigado. Eles usam isso o tempo todo, por qualquer motivo e de forma muito acolhedora para TODOS que lhe atendem de alguma forma.

2 – Americano sempre te cumprimenta cordialmente quando você olha para ele, mesmo ele não tendo ideia quem você seja.

3 – Americano entende que todas as profissões são dignas e por isso as pessoas merecem respeito independente da função exercida.

4 – Americano chama as pessoas pelo nome, mesmo sendo o garçom, o caixa do supermercado ou o vendedor de sorvetes, porque eles entendem que isso é uma forma de respeitar as pessoas.

5 – Americano trata todas as pessoas com educação. Aliás, uma coisa que eu notei aqui, é que quanto mais rico eles são, mais eles tratam as pessoas com gentileza e cordialidade.

6 – Americanos sempre elogiam. As mulheres quando gostam de sua roupa, acessório ou o que for elas dizem que gostaram mesmo nunca tendo visto você na vida. Por exemplo, elas costumam dizer: I love your shoes! (Adorei os seus sapatos!) Eles também sempre elogiam o seu trabalho, com um Good Job! (Bom trabalho) e destacam alguma coisa que gostaram no que você fez.

7 – Americano sempre te recompensa pelo seu esforço, com a cultura e mentalidade de que trabalhando duro você pode alcançar todos os objetivos. Ou seja, preguiçoso aqui não vai pra frente.

8 – Quando americano precisa lhe dizer alguma coisa que você poderá não gostar ele iniciará a frase com: I am so sorry to say,  but… (Eu sinto muito lhe dizer, mas… )

9 – Americano não tem o costume de gritar ou falar alto nem na rua e nem dentro de um ambiente fechado.

10 – Americano não espera obter vantagem em nenhuma situação de você, muito pelo contrário, ele sempre tenta te ajudar. A cultura é sempre abençoar, e nunca explorar.

11 – Americano não fura fila, e nem empurra as pessoas para chegar mais rápido onde deseja ir. E se precisar passar por você irá lhe pedir licença.

12 – Americano não encosta em você, e se fizer por acaso, imediatamente irá lhe pedir desculpas. Eles respeitam e muito um espaço de privacidade ao seu redor.

13 – Até que se prove o contrário, a boa-fé sempre prevalece e eles não veem motivo nenhum para desconfiar do que você está dizendo.

14 – Americano é 8 ou 80. Dar um jeitinho aqui não é visto com bons olhos. (Nem no Brasil, não é mesmo?!)

15 – Americano respeita as pessoas, respeita seus idosos, e seus heróis da pátria.  Policiais, bombeiros e membros das forças armadas sempre são homenageados em todos os lugares onde eles vão, mesmo que seja um simples: Thank you for your service ( Obrigado pelo seu serviço); e eles também tem preferência nas filas, inclusive nos embarque aéreos das companhias americanas.

16 – Americano não chega de surpresa na sua casa ou no seu escritório. Eles sempre marcam hora para falar com você, e o mais incrível: Eles chegam no horário!

17 – Eventos americanos tem horário para começar e para terminar, e sempre funciona pontualmente.

18 – Americano não liga o som alto para atrapalhar os vizinhos ou mesmo o carro parado ao seu lado. (Aqui em Orlando isso acontece bastante, mas geralmente são pessoas de outras nacionalidades que fazem… muito difícil ver um americano mesmo fazendo isso.)

19 – Americano é organizado para tudo o que faz na vida, por exemplo: negócios, escola e eventos familiares.

20 – A Liberdade de expressão e liberdade de ir e vir é primordial, mas esse conceito só é entendido quando você está morando aqui.

Então, vem para cá conhecer mais sobre essa cultura maravilhosa. Vem pra Orlando!

 

Publicidade

114 Respostas para “Conheça 20 hábitos da cultura Norte-Americana

    • Sim eu concordo, moro na Florida tbm ja a 25 anos e qdo vou ao Brasil volta magoada, ferida. Nada muda!… muito triste!
      Concordo com vc, o americano de uma atitude estraordinaria, impacta a qualquer um
      Eu trabalho num posto de gasolina, resebenso pessoas de tudo qto é lugar do mundo. Todos ficam encatados pelo mesmoa 20 motivos.
      Foi bem por esse mitivo que o estados unidos foi pra frente!….
      Nao vamos mudar essa hostoria tao linda, continuar e impactar nosso Brasil!

      Curtir

  1. Eu tive a oportunidade de conhecer um pouco dos EUA e é realmente tudo que vc disse é VERDADE País Maravilhoso , daí fico imaginando porque que nosso País não segue a mesma doutrina ?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Falou tudo. Sou carioca mas moro na florida a 14 anos, vou ao Brasil todo ano passar 1 mes e no final das minhas ferias ja fico doida para voltar para os USA. Amo o Brasil mas nao consigo me acostumar com a desorganizacao, falta de respeito e sempre o jeitinho brasileiro. Feliz por chamar USA minha casa.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Desde 1990 vou ao Estados Unidos conheço algumas cidades, hoje tenho uma filha morando na Florida fazendo faculdade e agradeço a Deus por ela ter esta oportunidade aí . Tudo fuciona aí desta forma mesmo , trânsito , nas lojas ,etc !! A vontade é de ir morar aí , existe uma qualidade de vida excelente !! Estou orando para Deus abençoar mais e mais está nação tão acolhedora !

    Curtido por 1 pessoa

      • É verdade Rodrigo, tb morei ai 5 anos, N.Jersey,NY, Philadelphia, é um pais de fazer inveja ao mundo.! parabéns pelo seu blog, A realidade americana é bem diferente do que os brasileiros tentam denegrir, acho k é inveja!!! O Brasil podia ser assim, mas a cultura de pobreza, jeitinho, e MAIS RECENTEMENTE CORRUPÇÃO ALARMANTE!!!!TIRAR VANTAGEM DE TUDO E TODOS NUNCA VAI DEIXAR VIRAR UMA AMERICA! INFELIZMENTE!!!

        Curtido por 1 pessoa

      • Obrigado pelo seu comentário Claudette. Infelizmente muita coisa precisa mudar no nosso Brasil sim, mas não podemos perder a esperança… e um dia se Deus quiser, teremos um Brasil melhor … Um grande abraço.

        Curtir

  4. É tudo verdade Eddy. Viajo aos Est. Unidos desde 1981. Sempre estive com meus amigos Americanos. Educadíssimos, respeitadores dos estrangeiros que os visitam e muito cordiais.
    Adoro os Americanos.
    Candido Adolfo Gioia

    Curtir

  5. Tambem amo os Estados unidos,principalmente agora que tomei conhecimento do “Foro Paulista” um complo Do Lula com os Comunistas de Cuba e outros paises da America do Sul.Dizem que houve um tratado entre Lula e os governantes desses paises,no sen-tido de uma englobacao entre o Brasil e esses paises,onde o Brasil deixara de ser independente,fundindo-se com os demais para formar uma so nacao,quer dizer, nao iremos mais comemorar 7 de setembro,porque nao havera mais Brasil,nao sei que nome essa englobacao tera, acabando assim com o sonho de todo brasileiro de pertencer a uma patria amada,deitada eternamente em berco explendido,pois seremos entao um aglomerado, cujo futuro somente Deus conhece. A minha vontade eh voar para os Estados Unidos,pois la,ainda se comemora a independencia(4 de Julho) com muita alegria.
    Um abraco….Geralda Queiroz

    Curtir

    • É verdade Geralda! Mas precisamos continuar lutando pelo nosso Brasil! Não podemos nos acomodar… temos que tirar a corva do PT do poder o quanto antes! Um abraço para você e muito obrigado pelo seu comentário.

      Curtir

  6. Realmente adorei de saber como e este país se eu pudesse iria para lá e trabalhar e tb morar adoro meu país mas muitas coisas precisa ser conservadas começando pela política, se por acaso alguém souber de trabalho como cuidadora de idosos ou até para limpeza em casa de família não importa trabalho honesto estou aceitando obrigado.

    Curtir

  7. Estou na America a 25 anos.
    Muito triste ver o descazo e destruicao do Brasil.Espero que nao seja tarde o despertar Do berco explendido.E todos pagao com seus impostos caros medicos expias Cubanos.E o fim.
    Os Ladroes da Nacao e do sonhos
    fica mais facil enganar e controlar.
    Dar migalhas e abandonar a educacao.
    Perpetuando-se no poder.

    Curtir

  8. Parabens pelas excelentes e verdadeiras colocacoes….fidedignas…Estou residindo com minha familia ha 14 anos, aqui. Um privilegio ou uma bencao? Aprendendo cd dia gentileza , generosidade, boas maneiras, etiqueta…, resumindo, apaixonada pela cultura americana em seus minimos detalhes…
    Sou venturosa por acompanhar o crescimento dos meus filhos e netos. Em todos os niveis..
    Tenho um amor verdadeiro e irrestrito pella Nossa Patria Amada,.o Brasil…visito anualmente , meus familiares e amigos, mas nao esitei em me casar com um AMERICANO E Adotar esta NOVA PATRIA.

    Curtir

    • O Rodrigo agradece Maria de Lourdes! 🙂
      Como você, também amamos o Brasil de todo nosso coração! É o nosso povo, a nossa terra… e será para sempre, mas por inúmeros motivos, adotamos essa nova pátria para morar e estamos muito felizes com a benção recebida, graças a Deus! Um beijo. Cristiane Cerveira.

      Curtir

  9. Gostaria de saber um jeito que posso ir
    À atual conjuntura do Brasil está acabando com nós trabalhadores que queremos um pouco de dignidade
    Onde consigo agências de empregos? Mudar com minha família para tentar algo aí?

    Curtir

  10. Morando aqui por mais de 40 anos e amando a cada minuto.32 anos na area de Boston,onde a cultura e’ de raiz profunda,atualmente moro no sul da Florida ” Brazil que deu certo”,confortavel pelo clima ,sol brilhante todo dia e de muita beleza natural.Mas…ainda sou mais Massachusetts.,hoje stou mais idosa , eo clima aqui e’ mais adquado p/ mim.Sou feliz , apesar da saudade que sinto das filhas e netos.Minha adaptacao nos USA.foi facil porque fui criada em vida simples,com bom principios,quando aqui cheguei,juntei o que sabia e assimilei com as coisa da America. Sempre trabalhei e trablho duro na vida, nao fiquei rica,mas posso dizer que sou muito feliz.Os americanos tem todas as qualidades acima apresentadas e muitas mais.Meus queridos aproveitem a oportunidade de estarem aqui.

    Curtir

  11. ESTE PAIS E UM EXEMPLO DE CIDADANIA ,JA MOREI EM BOSTON ,CIDADE DE SOMERVILLE ,,MUITO BOM TEM OPORTUNIDADE DE TRABALHO PRA TODOS SEM ESTINÇAO DE IDADE OU COR ,SAO TRATADOS TODOS IGUAIS ,DAO MUITAS OPORTUNIDADE BASTA VOCE QUERER

    Curtir

  12. Parabéns pelo blog! Moro há 20 anos na America, sou natural do Rio, e concordo plenamente com o seu texto,e até compartilhei no meu face. A cultura Americana é formidável, pragmatica e humana! Valeu!

    Curtir

  13. Todo ano passo férias aí… (fico meses atrás de promoções aéreas) cada ano vou a novos estamos americanos, ano passado aproveitei e fui de carro por uma semana ao Canada ( no verão): Igualzinho aos EUA… Gostaria muito de morar aí….

    Curtir

  14. De fato o Brasil tem uma cultura do “jeitinho brasileiro” e do respeito muito grande.
    Nunca estive em outro pais. O que sei da cultura de alguns lugares é por que acompanho em programa de tv, seriados e jornais. O que me permite ter esse conhecimento.
    O brasileiro é um povo muito acolhedor, inteligente entre outras qualidades. O que mata é que o poder esta nas mãos do corruptos, e quando surgi um honesto de alguma forma dão um jeito de tirá-lo de circulação. Nosso povo precisa acreditar que podem mudar essa realidade na horas escolher nossos representantes. O POVO PODE MUDAR ESSE QUADRO.

    Curtir

  15. Rodrigo, boa noite!!!

    Gostaria muito em me mudar para Orlando, já fui 2 vezes achei maravilhoso um lugar espetacular, pelo menos onde passei fui sempre bem tratado.
    O que preciso para que meu sonho se tornar realidade
    Dicas???

    Grato!!!

    Curtir

  16. Estive em Boca Raton (Florida) durante o mes de março e pude comprovar o comentário do Rodrigo Cerveira. Se pudesse ficaria por lá. Quanto a mudar o Brasil acredito que é preciso começar por baixo ou seja o povão(naughty).

    Curtir

  17. Pois eu moro neste paiz a 35 anos.
    Este e uma bençao pra mim.
    Me orgulho de morar aki.adorei seu texto.
    Ainda Penço que e o melhor paiz do mundo pra se viver.
    Brasil esta longe de melhorar ,
    Costumo dizer que hoje tenho duas maes.
    Uma que me pariu e a outra que me cria.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Realmente. Sao muito educados. As vezes rio pelo exagero como cumprimentam. Muito bom. NO transito 98% sao cordiais. Em cruzamentos onde nao ha semaforo (e olha que tem semaforo ate em alguns cruzamentos na zona rural), ele dao passagem, esperam a vez de quem chegou primeiro. Pedem desculpa por qualquer coisa. Mas quando dao uma resposta tb e na lata. E essa do sapato ai no comeco, aconteceu comigo duas vezes. Uma no aeroporto em Miami, outra numa festa que fui por aqui onde moro. Nas duas vezes vieram ate onde onde eu estava, e disseram que o meu sapato era simplesmente maravilhoso. (Aqui os sapatos sao realmente muito basicos)… Gosto de morar aqui e nao me mudo. A vida nao e brincadeira, mas e outro modo de vida, mesmo vivendo uma vida simples.

    Curtir

  19. Já visitei vários estados americanos e você tem toda razão. Eu complementaria seu artigo dizendo que eles são muito educados no trânsito. Nada de fechadas,avançar sinal vermelho ou qualquer imprudência. Penso muito em me mudar para lá no futuro.

    Curtir

  20. Eh verdade.Moro nos EUA a 12 anos e aprecio muito os itens 1, 16 e 17.Depois que a gente se acostuma com estes habitos, fica complicado conviver com o “jeitinho brasileiro”.

    Curtir

  21. Acabei de chegar de Orlando,25 dias entre parques,compras,cruzeiro. EUA é tudo isso mesmo, já fui várias vezes e com certeza irei outras mais. Mas adorei voltar ao Brasil.

    Curtir

  22. Adorei seu post e é isso mesmo já estive em Orlando por três vezes e tenho um desejo muito grande de ir de vez mais como sou bombeiro aqui no Rio de Janeiro isso ainda não é possível e o que me resta é ir um pouquinho e sofrer de depressão quando volto kkkkk

    Curtir

  23. Como vivi nos anos 70, e na escola éramos incentivados a sermos xenófobos em relação aos EUA, perdi a melhor parte de minha vida acreditando na insensibilidade dos americanos do norte. Felizmente já com meus 50 e tantos anos fui cursar Letras-Inglês e aí tive acesso à História dos EUA , Cultura, Literatura e etc… hoje minha visão é diferente e tiro o chapéu para os americanos do norte. Reconheço que chegaram onde estão, trilhando árduos caminhos. A única coisa que me deixa triste, é a parte da História dos índios e dos negros, mas não é muito diferente da nossa História. Se pudesse, gostaria de conhecer e ficar pelo menos alguns meses lá.

    Curtir

    • Olá Norita!
      Fico feliz que você pode conhecer a história do país de tal forma que lhe fez mudar de ideia.
      Como o conhecimento muda nossos pensamentos, não é? Em relação a tudo na vida… e isso é bom!
      Quando vir, nos encontramos em Orlando…
      Um grande abraço, Rodrigo Cerveira

      Curtir

  24. Well I agre,eu concordo com muiras coisas e tbem discordo,pous moro aqui a 30 anos e fou casada com americano,nao precisei vim pra USA para ser comi sou,depende da sua criacao,principios,familia,sou feluz aqui tbem,e nao podemos comoarar Pais nenhum com outro pois cada um tem uma cultura,e um lado positivo e negativo,torco para que cada um seje feliz onde esta

    Curtir

  25. Rodrigo,
    Moro nos EUA a quase 10 anos. Estou viajando de motor home com meu marido americano a um ano e meio ja passamos por muitos estados e agora estamos passando o verao em Idaho.
    O que me impressiona muito sao os rest stops; com a limpeza e a segurança que temos neste pais. A lista continuaria aqui por paginas.
    Vejo que no Brasil as pessoas reclaman e esperan q o governo resolva tudo.
    Aqui os vizinhos se reunem e resolvem o problema.
    Um abraço e sucesso pra voce sempre.

    Curtir

  26. Verdade. Morei em Nova Iorque 17 anos. Fui com 02 anos de idade e voltei ao Brasil com 19 pra 20 anos.Fui alfabetizada somente lá, tenho irmaõ Americano que inclusive mora em Orlando e sinto muitas saudades desse país, mas minha vida agora marido, filho etc.. é agora aqui no Brasil. Quando leio publicações de la´, me traz muitas saudades! Vou sempre de férias mas morar, novamente, quem sabe? Nada é impossivel nessa vida certo?!

    Curtir

  27. Grande parte do que foi mencionado é verdade, e para adicionar à lista, americano tem o hábito de segurar a porta aberta para o próximo, entrando ou saindo, independente a quem seja.
    Obedecem rigorosamente as leis de trânsito, não colam na sua traseira, não ultrapassam em pista única, obedecem às faixas e sinais de trânsito, motocicletas seguem as regras de trânsito como se fossem carros. Se vc é pedestre ou ciclista, os carros passam por vc com uma distância absurda. Param em placa de pare.
    São geralmente generosos com garçons, ao invés de descontar os 10%, atitude comum no Brasil, dão de 15 a 20% ou ainda mais.
    Moro aqui há quinze anos, me espantei quando visitei o Brasil depois de quatorze anos com a falta de educação das pessoas em forma geral, principalmente com trabalhadores, garçons, balconistas. Ficavam espantados quando eu pedia algo seguido de “por favor” e obrigado. Diziam que não estavam acostumados com tal nível de educação e respeito. Ficavam espantados das gorjetas que deixávamos.
    Respeitam homossexuais, tv não prega preconceito, não discriminam raça,cor nem religião.
    Brasileiro é um povo carismático, amoroso, carinhoso, mas agem de certa forma mais por falta de instrução. Todos têm o potencial, basta adicionar “obrigado” e ” por favor” que as coisas já começam a mudar. Ah, e ser mais educado no trânsito.
    Se cada um fizesse sua parte o Brasil seria muito melhor.

    Curtir

  28. Não esqueçam do Patriotismo, a maioria dos americanos tem uma bandeira na porta de sua casa eles valorizam sua pátria.
    Por aqui é impossível ver alguma casa com a bandeira do Brasil.
    Se as pessoas cultivassem mais o amor pela pátria muita coisa mudaria neste país. O patriotismo é o suporte de uma nação.

    Curtir

  29. O respeito que os americanos tem com a bandeira de seu país já diz muitas coisas, em qualquer lugar se vê a bandeira asteada, admiro muito o respeito que eles dão ao símbolo do país deles.

    Curtir

  30. Olá, Rodrigo!
    Sua pontuação quanto aos costumes norte-americanos são seguidas a risca por eles. Tive a oportunidade de fazer um intercâmbio no estado de Nebraska. Fiquei verdadeiramente impressionada com estilo de vida americano.
    Minha maior vontade é residir nos Estados Unidos. Confio que um dia ainda o farei.
    Aproveite muito esse país que sabe valorizar as potencialidades humanas em todas as suas dimensões.
    Abraços. Felicidades.
    Christiane Lobo

    Curtir

  31. Rodrigo. Estive nos EUA por duas rápidas vezes por ocasião de cursos de aperfeiçoamento em minha área de trabalho. Estive em Wichita – KS. Concordo com tudo que publicou, pessoas educadas, respeitam você como pessoa e estrangeiro, e sempre à medida do possível, te ajudam como podem. De tudo o que observei, nesse País maravilhoso, o que mais me chamou atenção, é claro que deve ter muito, mais coisas, foi a demonstração de patriotismo. Isso para mim não tem preço. Pessoas que realmente se orgulham e amam sua nação, jamais abrem mão desse requisito. Para mim é a base do progresso de um País. Quem sabe um dia ainda, consiga me mudar para aí, independente do estado em que possa viver. Abraço

    Curtir

  32. Isso e de minimo um pouco fantasioso,NUNCA os Norte americanos foram acolhedores,posso dizer que eles são preconceituosos,possuem um sarcasmo cruel,nunca vão te valorizar se você não for americano pois para eles América e para americanos,nunca fui tão mal tratado em um país quanto fui nessa “Terra da oportunidade”,por isso prefiro muito mais a Nova Zelândia!

    Curtir

  33. Fiz high School e aprendi muito com o costume americano.
    São tudo isso que vc falou mas tem uma coisa que eu não concordo. Eles fazem algum tipo de competição e vão logo dizendo que é o campeonato mundial de ….. campeão mundial de ….. Acho que poucas pessoas notam isso. Acho isso feio e ridículo. No resto tá tudo certo.

    Curtir

  34. Morei 5 anos lá amei sempre fui bem nos meus trabalhos, elogios sempre tive,um dos meus trabalhos fui presenteada com 500 dólares pelo meu bom trabalho, no segundo emprego fui presenteado com 1000 dólares,americano da valor no nosso trabalho, pelo menos no meu sim. Amei trabalhar la gostaria de voltar, meu filho mora la ja 22 anos !!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s