A gorjeta é um costume social amplamente praticado nos Estados Unidos que complementa a renda dos empregados e por isso é tão importante a sua prática.
Nós brasileiros não temos o costume de dar gorjeta, a não ser aquela taxa de 10% que já vem incluída na conta do restaurante, daí que muitos quando chegam aos EUA se opõe a prática desse gesto. Mas precisamos nos conscientizar da importância sim de dar gorjeta nos EUA e para quem for planejar sua viagem inclua este valor no orçamento.
Essa prática é tão corriqueira que já faz parte da renda dos empregados. Infelizmente alguns estados americanos permitem que os salários para garçons, por exemplo, seja abaixo do salário mínimo e complementado com a gorjeta. Na Flórida o salário mínimo está em US$9.00 a hora. Há restaurantes que pagam US$5.00 / 6.00 dólares a hora para o empregado porque ele irá receber o restante em gorjeta.
Ou seja, quando você estiver em um restaurante, lembre-se de dar a gorjeta para a pessoa que lhe atender e de liberar a mesa o quanto antes para que outras pessoas possam também dar a ela a chance de complementar seu salário. Caso você queira ficar sentado batendo um papo com amigos sem consumir muito e sem se preocupar com a gorjeta, o lugar mais apropriado é um um bar.
Também é importânte dar gorjeta porque o gesto é uma forma educada de agradecer o serviço prestado. Portanto, sim, você somente dá gorjeta (tips em inglês) quando tiver serviço prestado diretamente a você, como garçons, camareiras, carregadores de mala, taxistas, cabelereiros e etc.
Gorjeta no cartão de crédito
É possível dar gorjeta no cartão de crédito também. É só você escrever o valor desejado no campo tip e então somar o valor gasto e mais a gorjeta e completar o campo total. Veja a imagem abaixo:
Historicamente a prática de dar gojerta nasceu nos EUA quando americanos ricos começaram a visitar a Europa onde isso era praticado, e trouxeram com eles essa forma de bajular os trabalhadores em trocas de serviços prestados. Hoje não é mais uma simples bajulação, mas faz parte do salário da pessoa, e podemos dizer que também é uma forma de abençoar as pessoas que lhe servem.
Costumo dizer que a cultura dos EUA é a cultura da benção. Percebo atitudes dos americanos que são uma forma de abençoar um ao outro. Se é consciente eu não sei, mas sei que o costume de dar gorjeta é também uma das coisas que muito admiro nesse país por isso, é.
O valor da gorjeta varia dependendo do serviço prestado, para saber quanto dar de gorjeta e para quem dá-la recomendo que veja esse post do Viajando pelo Mundo clicando aqui, está completo e com os valores indicados para cada profissional.
Um abraço,
Rodrigo Cerveira.
ps. As imagens estão disponíveis na internet e são de autores por mim desconhecidos.
Fiquei muito triste na ultima vez que fui ao Brasil,ver que com todo o atendimento impecavel ,ate’ numa Pizzaria de esquina,Nao se da’ gorjetas.E quando questionei meus familiares ,disseram “Aqui nao se usa”.@#$%^&*. Os br que estao aqui ,confortavelmente usam o sistema de la’.Mas…gostam de receber o deles.PODE ?????
CurtirCurtir
Não acho certo dar gorjeta pois pago o que consumo. Ser obrigado to fora. Mas dizer que eu dou pois tem momentos que é bom , por um atendimento mais prolongado. Sim. Mas ter que ajudar complementar salários to fora. Não concordo. Assim vou trabalhar e guardar uma parte só para doar em bares e restaurantes.
CurtirCurtir
Nadia,
Quando minha esposa, Cristiane, se mudou para os EUA ela também não achava certo dar gorjeta, ficava brava porque achava exploração e muito caro… mas agora ela já acostumou, e mais entendeu que faz parte da cultura americana. E todas as vezes que damos gorjeta é porque estamos recompensando as pessoas pelo serviço que prestaram para nós… por isso a possibilidade de escolher o percentual também. Mas claro que você não é obrigada a dar gorjeta. Dê se você se sentir bem… aliás… aqui é o país da liberdade! Liberdade de dar gorjeta, de ir e vir, de se expressar… a única obrigação é cumprir a lei… rs Sinta-se livre!!! rs Um grande abraço, Rodrigo.
CurtirCurtir