Regras de Trânsito nos EUA

Dirigir em Orlando é muito fácil. Com suas ruas e avenidas largas e diversas auto pistas que ligam todos os pontos da cidade é muito fácil chegar as atrações turíscas, entretanto dirigir em Orlando requer também muita atenção.  A cidade é visitada por turistas de todas as partes do mundo, de lugares que possuem regras de trânsito similares as dos EUA e também de lugares que não. Alguns turistas não respeitam as leis do trânsito, geralmente por não conhecerem as regras de trânsito americana.

Muitos chegam aqui, alugam um carro e saem dirigindo como se estivessem em seu próprio país, e sabe o que acontece? Acabam levando multas sem necessidade e o dinheirinho que era pra gastar nas compras acaba servindo para pagar salgadas multas de até $400, por exemplo, por excesso de velocidade. Isso sem falar nos acidentes automobilísticos que acontecem o tempo todo justamente por desconhecerem as leis.

Pensando nisso, resolvi deixar algumas dicas para quem vem passaear por aqui, e além de manter a sua segurança, evitar multas desnecessárias enquanto curte suas férias, e claro, fazer bonito no trânsito!

Placa de STOP – Precisa parar!

stop-sign

Diferentemente da nossa placa de PARE no Brasil, que apenas diminuimos a velocidade quando não é nossa preferencial, quando você ver essa placa, PARE!  Mas pare, parado! Olhe para os dois lados da rua, conte até 3 e depois siga. Você pode até não ver, mas pode haver policiais escondidos esperando você não parar para lhe multar! (Eles amam ficar escondidos por aqui!! rs)

Em Cruzamentos ou Rótulas:

Em um cruzamento onde todos tem essa placa, aquele que chega primeiro tem a preferência, os demais devem continuar parados esperando sua vez para atravessar a rua. Que educados, não é? 🙂

ÔNIBUS ESCOLAR – Você precisa parar!

driving-behind-school-bus

Quem nunca viu um ônibus desse em algum filme?! Super famosos! E possuem uma regra de trânsito específica para eles.

Todas as vezes que uma criança for descer do ônibus as luzes irão ascender e piscar, e abrirá na lateral do ônibus essa placa de STOP . Isso significa que tanto os carros que vem atrás do ônibus, quanto os carros que veem de frente para o ônibus serão obrigados a parar. Pessoal, aqui eu reforço, é pra parar e não apenas diminuir a velocidade.

Os carros deverão ficar parados até que o motorista guarde a placa de STOP, desligue as luzes, e siga em frente. Isso é usado para que as crianças atravessarem  a rua com segurança.

Muito legal!  Será que algum dia conseguiremos ter isso no Brasil?

Parados pela Polícia

TrafficStop

Geralmente aqui os carros de polícia andam com a sirene e luzes desligadas. Portanto, se um carro de polícia estiver atrás de você e ele ascender as luzes, mantenha a calma, procure um lugar seguro e estacione, porque o policial quer falar com você.

NÃO DESÇA DO CARRO! Isso pode colocar sua vida em risco. Permaneça dentro do carro com as mãos sob o volante, a vista do policial.  Espera-se que ele irá lhe pedir por carteira de motorista, e documento do carro, mas já aconteceu de não me pedirem e apenas me informarem que a luz da minha placa estava queimada.  Se pedirem, informe ao policial que você irá pegar seus documentos, antes de pegar. Outro detalhe é que gerlamente eles veem pela janela do passageiro.

Se você não fala nenhuma palavra em inglês, fale em português mesmo, pausadamente. Muitos aqui falam espanhol e se você tiver sorte, poderão entender alguma coisa do que você está dizendo.

E por favor, não tente subornar um policial porque você estava andando a 70 milhas por hora em uma zona escolar, em que você deveria estar a 20 milhas por hora. Além de muito feio, você poderá ir para cadeia.

Avistando um carro parado pela polícia:

Outra regra muito bacana que tem aqui, é para os carros que não foram parados pela polícia e continuam a trafegar. Se você está andando em uma rua e vê um carro civil e um carro policial parados a sua direita, você obrigatoriamente precisa passar para a segunda faixa da esquerda. Ou seja, entre você e os carros parados deverá haver uma pista vazia.  Essa regra é usada para a segurança do policial e dos carros que passam ao lado, afinal, você não tem como adivinhar o porquê o policial parou aquele carro e o que está acontecendo.

Caso não haja pista para fazer isso, você deverá diminuir a velocidade do seu veículo.

VIRE A DIREITA NO SINAL VERMELHO

7504545090_0096f0c095_z

Sim, nos EUA você pode virar a direita mesmo quando o sinal estiver vermelho. Claro que você não vai simplesmente virar a direita… você precisa tomar precauções, por exemplo:

  1. Você precisa estar na pista da direita, se estiver na pista da esquerda, já era… continue reto e faça o retorno a frente.
  2. Lembra da regra do STOP que vimos lá em cima? Pois é, aqui usa a mesma regra. Você precisa parar, olhar se vem carro a sua esquerda, contar até 3 e então, se estiver livre virar a direita.
  3. Não são todos os sinaleiros que permitem virar a direita, via de regra, quando não puder virar, haverá uma placa avisando que não pode.  (No turn on Red – não vire a direita no sinal vermelho) e as vezes haverá a placa avisando que pode, como essa aí em cima. O fato é que você precisa prestar atenção, porque a placa de não pode virar a direita no sinal vermelho poderá estar no meio da quadra antes do sinaleiro, poderá estar próximo ao sinaleiro, colada no sinaleiro e etc.

3 Point Turn – Não invada a propriedade alheia!

As ruas e avenidas em Orlando são grandes e possuem retornos, contornos em todos os cantos, mas pode acontecer de você entrar em um lugar que não tem, e daí? Bom daí fariamos como fazemos no Brasil, não é mesmo? Errado!

No Brasil, quando queremos fazer um contorno e não temos onde, entramos em uma rua qualquer, aproveitamos a guia rebaixada de uma garagem de alguém e fazemos o retorno do carro. Nos EUA isso é considerado invasão de propriedade. Aqui não se pode entrar na calçada de uma casa qualquer pra fazer um contorno, ainda que seja por apenas alguns segundinhos…

Como fazer então?

Fazer o (Three Point Turn).  Você deverá fazer o contorno usando somente a via pública, ou seja, usando somente os limites da rua. Assista o video abaixo e entenda melhor como sair dessa situação.

RÉ – Olhe para trás!

car_reverse

Uma diferença gritante entre dirigir no Brasil e nos EUA é a forma de dar a ré no carro. No Brasil, principalmente pra quem aprendeu a dirigir na auto escola, todas as vezes que você dá a ré, você olha nos espelhos do carro.

Nos EUA, a regra é completamente diferente! Aqui você precisa virar a cabeça para trás e olhar diretamente o que está acontecendo lá atrás. E isso pode ser um problema, porque se você está acostumado a olhar nos espelhos, certamente olhar para trás não será suficiente para dar ré com segurança, mas você conseguirá com toda certeza!

Atravesse a rua na Faixa de Segurança!

13215675500.35898600

Acho muito bonita a educação dos americanos. Eles realmente curtem cumprir as regras, sejam elas quais forem. E uma que já vi muito eles fazerem é atravessar na faixa de segurança.  Mas como se não bastasse isso, os carros que os veem atravessando a rua, param dando a preferência para o pedestre todas as vezes que eles colocam os pés na rua. Algumas cidades do Brasil são assim… Brasília por ex. então isso não é novo, mas apenas para lembrá-lo de continuar fazendo.

Americanos tem regras diferentes no trânsito sim, porém cumpríveis! Espero te econtrar por aqui e fazendo muito bonito!

PS. Todas as imagens foram retiradas da internet. Autor por mim desconhecido.

Tem alguma dúvida? Entre em contato!

11 Respostas para “Regras de Trânsito nos EUA

  1. Outra lei importante é que quando, na área de uma escola, uma luz estiver piscando no aviso 15 mph é para andar a 15 milhas. É multa se você passar acima disso.

    Curtir

  2. Muito boa ajuda. Estive em Miami duas vezes. Na primeira, ouvi muita buzina nos primeiros sinais para virar à direita… hahaha. Pensava: americanos malucos! O sinal está fechado!!! Hahahah
    Depois entendi como a coisa funcionava.
    E a tal placa STOP… pare mesmo!

    Curtir

    • Legal saber de sua experiência Luiz. É isso mesmo… para nós brasileiros de inicio parece bem estranho mesmo entrar no sinal vermelho a direita rs e sim, por favor, parem na placa de stop. Esses dias vimos um acidente gravíssimo porque alguém não parou no stop. Um abraço.

      Curtir

  3. Agradeço as dicas, sobretudo do retorno “3 point turn”. Por mais disciplinado que estava, desavisadamente acabei cometendo essa gafe no Texas em 2012 ao usar a entrada de uma garagem para manobrar. Percebi que o vizinho da residência ficou incomodado. Portanto, compartilho e reforço a orientação com os amigos.

    Curtir

Deixe um comentário