Aprenda 7 Estratégias Interessantes da Cultura Norte Americana que Podem lhe Ajudar a Viver Melhor

american_culture_painting_by_azurezefer

O Norte – Americano é um bom estrategista, na minha opinião. E, desde que me mudei para os EUA, em 2012, tenho observado e aprendido muito com eles. Uma coisa que me chama muito a atenção é de como eles usam estratégias simples para desenvolver o lado pessoal e profissional de cada um. E, por isso quero compartilhar com vocês 7 boas atitudes que encontrei nos EUA, confira abaixo:

1. Poupança para Faculdade

Quando uma criança nasce, eles começam a guardar dinheiro para pagar a faculdade. Fazem uma reserva de dinheiro específica para isso e durante o crescimento desta criança os avós, tios e etc. costumam também dar dinheiro como presente para ser depositado nessa poupança. Não necessariamente precisa ser uma poupança, mas pode ser investimento em bolsa de valores ou qualquer outra forma de fazer o dinheiro render e guardar para o futuro. (Você já deve ter visto isso em algum fime!) Isso acontece, porque embora exista faculdade pública aqui, ela não é gratuita! Se a pessoa não tiver o dinheiro, consegue-se um empréstimo do governo, ou de algum banco, mas precisa-se pagar para estudar e não é barato. Quanto melhor a faculdade, mais cara ela é. Existem opções para conseguir cursar uma faculdade gratuitamente sim, que é conseguir uma bolsa de estudos, ou que algum empregador pague pelos seus estudos, mas infelizmente essas opções não estão disponíveis para todos.

2. Seguro de Vida

É muito comum ter seguro para tudo nos EUA, em especial seguro de vida. Mas o mais curioso para mim foi entender que: se a criança pertencer a uma família abastada ($$$$) provavelmente farão um seguro de vida para ela assim que ela nascer e vão pagar por esse seguro toda a vida dela para que continue o ciclo familiar. Porque provavelmente o avô da criança também tem esse seguro, e quando morrer, deixará toda a herança para os filhos e netos. Minha mãe costuma dizer que a morte é a única certeza que temos em nossa vida. Um ciclo interessante, não?  E que se repete de geração em geração e vai trazendo cada vez mais riqueza para a família.

Saiba mais:
30 hábitos de Quem Mora em Orlando, você se identifica?
Você se adaptaria nos EUA? Faça o teste e descubra!

3. Planejamento Estratégico de Vida ou Livro dos Sonhos

Cada um dá o nome que lhe agrada melhor. Mas trata-se de um caderno/um lugar onde eles escrevem detalhadamente sobre decisões, intenções, esperanças e sonhos para o futuro. Os temas mais comuns são: atividades educacionais,  administração financeira, aspirações de carreira, interesses recreativos, vida conjugal, filhos e preferências para a aposentadoria. Isso é escrito anualmente, em um caderno, software ou em forma de agenda e geralmente é feito bem detalhadamente e de forma específica para não perderem o foco. Algumas pessoas fazem como se fosse um fichário/scrapbook, cheio de recortes, figurinhas… já outros são mais práticos e só escrevem o planejamento.

4. Tempo

Sim, em especial nos EUA, tempo é dinheiro. Eles gostam de administrar o tempo muito bem. São super pontuais. Festas e eventos tem hora marcada para início e término. Consulta com um advogado, por exemplo, na maioria das vezes é por tempo, $350 dólares a hora que podem ser cobrados em consultas pessoalmente ou por telefone/Skype. Na internet você pode encontrar muitos vídeos ensinando como administrar o seu tempo. Eles realmente cuidam disso.

5. Voluntariado

Desde crianças as pessoas são ensinadas a fazerem trabalho voluntário. Quando adolescentes precisam levar uma declaração de horas cumpridas para a escola como parte de atividades extra curriculares para aprenderem a servir/amar a comunidade em que eles vivem. Inúmeros americanos fazem estágios voluntários enquanto na faculdade para ganharem experiência e incrementar seus currículos. A maioria dos aposentados são voluntários em algo, para passar o tempo e ter contato com pessoas. Será que essa é uma das maneiras em que eles aprendem a serem são tão patriotras?

6. Credit Score 

Assim como no Brasil, nos EUA é importante ter um bom crédito. O crédito é avaliado através de uma pontuação que varia entre 350 a 850 e que determina se a pessoa é um bom pagador ou não. Pagar as contas em dia, e a fatura cheia do cartão de crédito são exemplos de boas atitudes para se conseguir um crédito alto e ter uma pequena taxa de juros na hora de fazer um financiamento para a compra de sua casa, por exemplo. Isso é tão importante, que norte-americanos cuidam disso a vida toda, e existem empresas especializadas em ajudar a criar e a cuidar do crédito.

7. Planejamento de Refeição

Claros que não são todas! Mas muitas donas de casa modernas e com a vida cheia de atividades planejam a refeição semanal/quinzenal/mensal da família. Algumas fazem pesquisa nos encartes dos mercados analisando o que está em promoção na semana, e baseado nisto, com uma pasta cheia de receitas, elas decidem qual será o cardápio da semana, separando as receitas que serão usadas para aquela semana. Existem várias formas de fazer isso, o Youtube está cheio de dicas sobre o assunto. É uma excelente forma de poupar e não se sobrecarregar com as refeições da família. Veja o vídeo abaixo para você entender melhor sobre o que se trata:

 

Bom, existem muitas outras, mas essas foram as que me chamaram mais atenção e me ajudaram a viver melhor e por isso vim compartilhar com vocês para que possa de alguma forma ser útil para vocês também.

Nos vemos em Orlando,
Cristiane Cerveira.

Imagem: retirada da internet de autor por mim desconhecido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s